Aulas no contraturno e novo modelo: o que escolas e especialistas apontam como alternativa às reprovações


um país que tem a missão de aumentar o nível de proficiência dos alunos e diminuir a evasão, o único consenso é que especialistas criticam tanto a aprovação automática quanto a reprovação de alunos.

O G1 ouviu escolas de São Paulo ao Ceará que adotam diferentes estratégias contra a reprovação: aulas no contraturno, recuperação paralela e contínua e até mesmo a organização das séries em "ciclos escolares".

Especialistas recomendam alternativas que busquem recuperar o aprendizado do aluno e evitar defasagens.

“Não vejo a questão da repetência como uma medida pedagógica positiva. Considerando todas as metodologias e correntes que valorizam o aluno e o processo de aprendizagem, podemos pensar em outras soluções” - Débora Jeffrey, professora da Faculdade de Educação da Unicamp.
Os ciclos escolares
A docente da Unicamp cita a proposta de “ciclos escolares”, formulada na década de 1990, em que a divisão por anos (1º ano, 2º ano, por exemplo) é abolida e substituída por etapas mais longas. “O tempo de aprendizagem passa a ser maior e é possível avaliar um estudante de diferentes formas ao longo de cada ciclo. Os mesmos professores ficam acompanhando os alunos por vários anos e têm condições de analisar o desempenho deles, evitando a reprovação. O acompanhamento é contínuo”, afirma Débora.
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